domingo, 20 de setembro de 2009

Avançando na Prática Língua Portuguesa

Universidade de Brasília – UNB

PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM –GESTAR II
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenadora da área de Língua Portuguesa e Matemática: Eliane Soares
Formadora: Leonila Moura Lessa
Relatório/data: 09/07/2009
Professor(a) cursista: Maria Cleide Soares Cavalcante
Município: Assú, Rio Grande do Norte

DESCRIÇÃO SUCINTA DO AVANÇANDO NA PRÁTICA

No dia 06 de junho deste ano, iniciei a primeira atividade proposta pelo Programa de Aprendizagem Escolar orientada pela professora Leonila Moura Lessa, no âmbito da sala 8º ano no Centro Educacional Doutor Pedro Amorim, escola municipal. Com o objetivo de promover uma situação de comunicação e verificar o domínio da linguagem dos alunos dessa turma, iniciei o Avançando na Prática, com uma sondagem bastante comum que é a de detectar o conhecimento prévio do aluno e entender quais seriam as dificuldades e o entendimento sobre o uso do gênero textual – a biografia. Já leram uma biografia? Já ouviram falar sobre biografia? E sobre autobiografia? O que sabem? E quanto uma bibliografia? Há semelhanças? Como alguns se mostraram desconhecedores do termo, solicitei a consulta ao dicionário e que registrasse o conceito assimilado no caderno. Após esse primeiro passo, foi realizada a leitura de um texto biográfico de Carlos Drummond xerocopiado do módulo TP3, a fim de que todos pudessem confirmar ou não as expectativas e vê-lo como referência para o momento da produção. No momento seguinte, foi discutido sobre elementos que compunham o texto, como por exemplo, a nacionalidade, data de nascimento e morte do autor, percurso acadêmico e profissional, obras publicadas, gostos e interesses para concentrar a turma nos aspectos que seriam necessários a realização da produção do gênero que, posteriormente, seria, solicitado. Continuamente, foram dadas as orientações importantes para a produção da escrita, no que diz respeito a escolha do pronome adequado (3ª pessoa singular), linguagem, enfim, características do gênero em estudo. Ouvindo com atenção as orientações, a turma se propôs a realizar o trabalho. Com cautela, tentei estabelecer critérios para a organização das idéias, organização do texto (releitura do texto, esquema, rascunho) com a finalidade de dar mais qualidade à produção buscando atender as necessidades coletivas. Após a montagem do rascunho, já na 3ª aula, recomendei a leitura do próprio texto para uma revisão. Reescrito o texto, após uma avaliação, detectei algumas dificuldades quanto à organização das idéias, ortografia, pontuação, concordância das palavras... chamando a atenção para esse foco, tentei minimizar as dificuldades, orientando de forma oral que recorresse ao colega para fazer uma leitura e emitir sugestões. Foi positiva a troca de experiências para o avanço da reescrita da redação; continuei tentando, fazendo correções na presença do autor do texto (o aluno),considerando os aspectos que pudessem contribuir para a melhor qualidade do texto, como clareza das idéias, substituição de expressões repetidas, enfim, estimulando para a autocorreção com o objetivo de ajudá-los a refletir sobre a escrita, e por sua vez, melhorar a produção.

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Universidade da Brasília – UnB
Decanato de Extensão – DEX
Centro Interdisciplinar de Formação Continuada
Prefeitura Municipal do Assú
Secretaria Municipal de Educação e Cultura

PROGRAMADE GESTÃO DA APRENDIZAGEM – GESTAR II

- Área de Formação:
Língua Portuguesa
- Coordenadora da Área de língua Portuguesa e Matemática:
Eliane Soares da Silva
- Formadora:
Leonila Moura Lessa
Professor(a) cursista:
- Maria Alvaneide de Oliveira
- Relatório/data:
09/07/09
Município/Estado:
Assú, Rio Grande do Norte

DESCRIÇÃO SUCINTA DO AVANÇANDO NA PRÁTICA

O avançando na prática é uma atividade que possibilita ao professor, dinamizar suas aulas, determinar o que deve ser buscado num texto, usando as diferentes maneiras de organizar linguisticamente as informações no que se refere aos nossos conhecimentos de mundo. A referida atividade do TP3(unidade 9), teve como objetivo despertar nos alunos do 8º matutino do Centro Escolar Monsenhor Júlio Alves Bezerra na Comunidade de Nova Esperança Assú(RN), o prazer pela leitura de textos biográficos, motivando-0s especificamente á oralidade, pois todas as atividades organizadas em torno do citado gênero textual exige escrever e falar de acordo com as idéias propostas. A atividade foi realizada durante três aulas, tendo em vista as dificuldades dos nossos alunos elaborarem sua própria biografia usando os verbos na 3ª pessoa. Para isso, foi necessário expor um texto biográfico escrito em papel madeira, para que os mesmos identicassem os verbos e descrevessem
suas biografias de forma coerente, registrando fatos marcantes da vivência de cada um. Foi um trabalho produtivo, pois levamos o(a) aluno(a) à participar ativamente do processo de criação do referido gênero textual trabalhado favorecendo o desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades cognitivas.

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